COMO FAZER UMA MONOGRAFIA PASSO A PASSO

https://www.temasparatccmonografia.blogspot.com/

Como fazer uma monografia Passo a Passo


Se você está prestes a se graduar e se apresenta muito inseguro acerca da conclusão do Trabalho de Conclusão de Curso, não entre em pânico: exporemos a seguir como realizar uma monografia em poucas partes que podem simplificar bastante com a desenvoltura do seu trabalho.

Quando se encontra em jogo, este tema em geral gera ansiedade suficiente. Mas não há causa para afligir-se. Todos os seus anos de estudo, é claro, o capacitaram para elaborar este artigo científico que abrange imensa pesquisa e preparação.

Por mais fatigante que sejam as particularidades, como as regras e os padrões que sua monografia deve adotar, o processo produtivo não precisa ser carregado de aflição. Preste atenção às seguintes sugestões!

1. Nomeie um tópico significativo

Você dedicará um grande tempo e energia a esse empreendimento. Portanto, é necessário que o conteúdo dissertado de verdade desperte sua atenção. Já pensou em passar meses analisando profundamente um tópico que você detesta? Isso somente tornará o andamento no mínimo mais angustiante.

Além de ser do seu agrado, o título ainda precisa ser pertinente para a comunidade acadêmica. Ou melhor, você precisa oferecer alguma coisa inovadora. Isso não quer alegar que sua pesquisa tenha que ser sem precedentes por importância, mas é considerável, ao menos, produzir novas concepções para temas já estudados por outros.

Consequentemente, antes de escolher o conteúdo, é significativo procurar o que já foi ou está sendo produzido nele. Além de impossibilitar que você selecione um tratamento que já foi pesquisado, isso da mesma forma ajuda a descobrir se existe material disponível para servir como fonte de sua pesquisa.

Lembre-se ainda de que quanto mais peculiar for o seu tópico, melhores poderão ser as chances de êxito durante o andamento de investigação.

2. Avalie responsavelmente ao bater o martelo sobre o orientador

O docente que o guiará na trajetória do Trabalho deConclusão de Curso pode converter o trabalho mais fácil ou mais dolorido. Portanto, examine de forma cuidadosa quem você escolherá para conduzir seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Nomeie um orientador com quem você possua uma certa afinidade ou ao menos contato harmonioso.

O mais significativo de tudo, é claro, é que o orientador trabalhe na esfera do tema que será desenvolvido. Este tem que ser seu primeiro critério na seleção. Analise da mesma forma se o docente eleito é alguém disponível para realizar considerações benéfico e recomendar abordagens. Para descobrir isso, uma sugestão seria conversar com as pessoas que já foram orientados antes pelo professor você deseja escolher.

3. Capriche no pré-projeto

Um trabalho de conclusão de curso desse tamanho precisa de preparação, e é no projeto de pré-pesquisa que você determinará sinais relevantes, como o cronograma do TCC.

Para que seu tcc progrida, esse projeto preliminar precisa ser previamente deferido por seu consultor. Nesta etapa, é hora de determinar a problemática da investigação e demonstrar por que é importante e é merecedor de ser estudado. Isto é, você já estará pensando na justificativa do tcc.

É ainda por meio do pré-projeto que você mostra aos professores que sabem conduzir sua investigação, fazendo a metodologia escolhida e coletando referências bibliográficas que alicerçarão seu projeto no futuro. É sua chance de evidenciar que sua ideia é viável.

4. Pesquisa com profundidade

A criação teórica é uma das saídas de como realizar um trabalho de conclusão de curso. Assim sendo, é considerável consultar outros escritores que possam oferecer conhecimentos pertinentes para elucidar o problema mostrado por você. É a partir desta questão problema que você compõe seu argumento.

Livros, teses, monografias, artigos, documentários, revistas e noticiários tem a possibilidade de ser utilizados como fonte. Em plena época digital, um grande parceiro de pesquisa foi o Google Scholar. A ferramenta de busca proporciona encontrar livros e artigos sobre qualquer temática, segundo as palavras-chave utilizadas.

Neste processo de pesquisa, é primordial analisar a confiabilidade da fonte encontrada. Lembrando ainda de instruir-se com seu professor orientador. Ele consegue mostrar lacunas e sugerir obras que te ajudará, colaborando com você a colocar a investigação no rumo certo.

5. Siga a estrutura da monografia

Está na hora de compor. Nesta etapa, você precisa ter a compreensão que o Trabalho de Conclusão de Curso é um modelo que já contém uma estrutura predefinida.

Na introdução, é preciso abordar a delimitação do tópico, o problema e os objetivos gerais e específicos. O desenvolvimento já está dividido em referencial teórico, no qual você apresentará um panorama de como a temática está agora; metodologia, que mostra os métodos aplicados e os procedimentos utilizados; e pesquisa / resultados, quando as informações colhidas por sua pesquisa são exibidas.

A conclusão é o grande encerramento, no qual você precisa inteirar quem lê se os objetivos foram alcançados ou não e qual é o ensino tirado dele. Tudo precisa ser pesquisado de maneira clara e direta, e sempre com base teórica. No fim, da mesma forma é obrigatório introduzir as referências bibliográficas.

Dependendo das especificidades do seu trabalho de conclusão de curso, outros itens alternativos, como apêndices e glossários, contam com a possibilidade de aparecer.

6. Preste atenção as normas da ABNT desde o início

Escrever a primeira frase seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) pode evitar muito problema ao reformular o trabalho. Consequentemente, já configure seu Editor de texto completamente configurado nos moldes, antes mesmo de iniciar a digitar.

- Algumas condições de formatação são:
- não digite em primeira pessoa;
- incluir as citações em língua estrangeira no formato itálico;
- utilize fonte Arial ou Times New Roman de tamanho 12;
- escolher parágrafos com espaçamento 1,5;
- justificar citações à direita, em itálico, com tamanho de fonte 10;
- utilize tamanho de folha A4;
- enumere exclusivamente as páginas da introdução, além das anteriores.

O trabalho de conclusão de curso é o selo final do seu curso de graduação, a última possibilidade de mostrar seu pensamento. Um trabalho de conclusão de curso bem feito tem a capacidade de comover o banco de avaliação (composto por orientadores com experiência), de expor autoridade acadêmica e reverberar de forma positiva na base profissional que principia a ser formada.


Ele pode abrir várias portas, tanto no mercado de trabalho quanto na academia, o que pode ser uma diferença se você estiver interessado em continuar seus estudos e se preparar para um mestrado.

Comentários

  1. Olá Amigo, tudo bem ? Posso ajudar você!
    Este e-book completo irá te ensinar como fazer uma monografia nota 10 hoje mesmo! Sem enrolação!
    Clique no link e adquira já! : https://go.hotmart.com/M24547528P

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprender a fazer TCC com estudo online e veja se é ideal para você

10 passos de como fazer um artigo científico