Como fazer a formatação de um TCC nas Normas ABNT

Formatação TCC


Como fazer a formatação de TCC e de diversos outros trabalhos acadêmicos é uma dúvida de muitos estudantes. O TCC – Trabalho de Conclusão de Curso exige uma formatação específica e padronizada, repleta de detalhes e regras, que dificilmente são cobradas nos outros trabalhos acadêmicos. Logo, quando chega nos períodos finais tal formatação é exigida e muitos se apavoram.

O padrão mais utilizado de como fazer a formatação de TCC é segundo as Normas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, através de um editor de texto, geralmente é utilizado o microsot word, nesse link você pode encontrar informações de como fazer uma formatação. Porém, é importante saber que existem outras possibilidades e que, alguns casos, a instituição de ensino permite que o aluno escolha dentre as opções aquela que lhe for mais conveniente.

De uma forma geral, contudo, as Normas ABNT são as mais utilizadas e cobradas, principalmente para que busca seguir carreira acadêmica e na área de pesquisa. Além disso, uma vez compreendida e dominada, as Normas ABNT te ajudarão a manter todos os seus trabalhos de forma organizada e de fácil leitura e organização.

Existem diversas formas de garantir que o seu TCC esteja no padrão solicitado. Uma delas, talvez a mais fácil, é adquirir alguns programas e aplicativos que fazem isso de automaticamente, basta colocar o arquivo e rodar o programa. Apesar de ser bastante recomendado, esses aplicativos e programas costumam ser pagos, logo se você tem um grande volume de trabalhos para ser formatado, talvez não valha tanto a pena.

Existem também os aplicativos que geram uma cobrança mensal e, nesse caso, se você tem apenas um ou poucos arquivos para serem formatados, também não valerá a pena.

Além disso, mesmo que você encontre um aplicativo ou programa que se adeque à sua necessidade e realidade, é importante aprender e entender, ainda que de forma mais superficial, as principais regras de como fazer a formatação de TCC nas Normas ABNT. Assim você terá conhecimento para verificar e corrigir caso alguma coisa dê errado.

Afinal, a melhor forma de garantir a qualidade do seu trabalho é aprendendo, também, como fazer a formatação de TCC de forma ágil e, inclusive, fazendo algumas customizações, caso seja necessário e permitido.

A seguir, mostrados as principais regras de formatação de TCC de acordo com as Normas ABNT e um passo a passo rápido para inseri-las no seu trabalho. Porém, antes é preciso entender por que a formatação de TCC e demais trabalhos acadêmicos é tão importante para a sua carreira e desenvolvimento acadêmico.



Principais regras de como fazer a formatação de TCC nas Normas ABNT


Independentemente de qual for o programa no qual você está redigindo o seu trabalho, as regras de formatação da ABNT são aplicáveis nos mais utilizados: Microsoft Word e Google Drive. Nossos exemplos serão feitos considerando o Microsoft Word, mas atente-se à exigência e o propósito da mesma, assim você pode adequar ao aplicativo que estiver utilizando.

1.    Formatação da Fonte.

As Normas ABNT preveem, inclusive, como fazer a formatação de TCC desde o estilo, alinhamento, tamanho e espaçamento entre as linhas.
Logo, para garantir que o seu trabalho esteja de acordo com o padrão especificado, a letra do corpo do seu trabalho deve ser “Arial” ou “Times New Roman”, em tamanho 12 e na cor preta.
As formatações diferentes do padrão são permitidas em alguns casos. Por exemplo, em citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legenda de ilustrações e tabelas, a norma recomenda a utilização da letra em tamanho 10. E, no caso de ilustrações, pode-se utilizar letras em cores diferentes de preto.
Além disso, para palavras e expressões em outro idioma, deve utilizar a letra em itálico. Porém, atente-se para não manter o estilo na continuidade do texto.
Entre as linhas do texto do seu TCC, o espaçamento deve ser de 1,5, exceto nas situações de: citações diretas com mais de três linhas, notas de rodapé, tabelas e legendas de imagens.
O corpo do seu trabalho deve estar formatado com o alinhamento Justificado, tornando o texto mais organizado e de leitura mais fácil e rápida para o leitor. A formatação de alinhamento somente será dispensável em itens e páginas específicas do seu trabalho, como na Capa, na folha de rosto, referência bibliográfica.
Para o parágrafo, o texto deve estar formatado com Recuo Especial na Primeira Linha de 1,25cm.
Para realizar todas essas configurações, basta selecionar todo o texto, clicar com o botão direito e escolher as opções “Fonte” e “Parágrafo”.

2.    Formatação das margens.

As margens do trabalho seguem também uma formatação específica, com a finalidade de organizar as informações de forma visual e sem prejudicar a impressão e a leitura. As margens superior e esquerda da página deverão ter 3cm, já as margens inferior e direita devem ter 2cm.

3.    Formatação de numeração das páginas.

Um trabalho de TCC segue um roteiro básico de estruturação, conforme descrito a seguir:
A)   Elementos pré textuais: aqueles que antecedem o desenvolvimento do estudo ou trabalho:
·         Capa;
·         Contracapa;
·         Folha de rosto;
·         Folha de aprovação;
·         Dedicatória;
·         Agradecimentos;
·         Epígrafe;
·         Resumo no idioma do autor;
·         Resumo em um outro idioma;
·         Lista de ilustrações e imagens;
·         Lista de tabelas;
·         Lista abreviaturas e siglas;
·         Lista de fórmulas;
·         Lista de símbolos;
·         Sumário.
B)   Elementos Textuais: elementos obrigatórios que, efetivamente, evidenciam o desenvolvimento do estudo, pesquisa e trabalho:
·         Introdução;
·         Desenvolvimento;
·         Conclusão;
·         Resultados.
C)   Elementos Pós Textuais: aqueles que sucedem e finalizam o trabalho:
·         Referências;
·         Glossário;
·         Apêndices;
·         Anexos.

Já pela estrutura geral do TCC é possível perceber o quão extenso pode ser o trabalho. Logo, para facilitar a leitura e o direcionamento do estudo do leitor é muito importante que as páginas sejam numeradas, em algarismos arábicos (1, 2, 3, ...) ao final de cada página. Porém, nem todas as páginas devem conter a numeração. Apenas a partir dos Elementos Textuais é que as páginas devem conter o “endereço” e não deverão começar com o número 1, já que a primeira página será a capa do trabalho, que não recebe numeração, e assim por diante. Ou seja, nos elementos pré textuais, essa numeração não deve ser habilitada para visualização.
Para garantir que a numeração aconteça a partir da página desejada, no menu “Layout da página”, insira uma “Quebra de seção para a próxima página”. Em seguida, basta configurar o rodapé das páginas a partir do menu Inserir, na opção “Número de página”, escolher a opção “Fim da página” e, por fim, escolher a opção em que a numeração fique à direita. Em seguida, no Menu “Design” da numeração, desabilite o ícone “Vincular ao anterior”.

4.    Formatação de Capa.

Garantir a formatação adequada da capa do TCC e dos trabalhos acadêmicos é importante para trazer as informações importantes, sem poluir ou exagerar e ainda garantir que ao leitor o conteúdo do trabalho em questão.
Nesse caso, o alinhamento de todas as linhas deverá ser centralizado e o tamanho da letra para o título do trabalho poderá ser maior, 14, em um estilo negrito, ou seja, letras mais fortes e expressivas.
Veja os elementos indispensáveis de como fazer a formatação de TCC nas Normas ABNT para a capa dos trabalhos:
·         Nome da instituição: deverá vir na primeira linha da página, com todas as letras em maiúscula, tamanho 12, em estilo Normal;
·         Nome do autor: o nome completo do autor deve estar posicionado abaixo do nome da instituição, com espaçamento de duas a três linhas, também com todas as letras em maiúscula, estilo Negrito e tamanho 12;
·         Título do trabalho: Alinhamento centralizado e com espaçamento de duas a três linhas do nome do autor, o título deve estar no estilo Negrito, tamanho 14 e com todas as letras em maiúsculo;
·         Subtítulo: se houver, deve estar em estilo Normal, tamanho 12, alinhamento centralizado logo abaixo do título.
·         Número de volumes: indispensáveis nos trabalhos que contém mais de um volume, todas as capas deverão conter o respectivo volume relacionado com o total em estilo normal, alinhamento centralizado, tamanho 12;
·         Local: o nome da cidade com o estado, deve estar posicionado na penúltima linha da página, em estilo Negrito, tamanho 12 e com alinhamento centralizado.
·         Ano: O ano de entrega ou depósito do trabalho deve contar na última linha da página, também em estilo negrito, tamanho 12 e alinhamento centralizado.

5.    Formatação das citações

Existem muitas formas de fazer citações e referências a outros trabalhos. Normalmente, inclusive, isso é bastante necessário na hora de fazer um TCC, pois para embasar e contextualizar os estudos, pesquisas e motivações do trabalho, é comum citar e referenciar outros autores e livros na mesma linha pesquisa.
Como fazer a formatação de um TCC envolve não só a formatação do texto autoral como também todos os trechos e parágrafos que podem ser citados é preciso estar atento às diferentes formas de utilizar as citações e de formata-las.
As citações diretas são aquelas em que o trecho de um determinado artigo, trabalho acadêmico ou livro é transcrito exatamente igual no trabalho em questão. Nesse caso, se a referência ocupar até três linhas, seguirá a mesma formatação do texto geral, colocando o nome e o ano da citação em colchetes ao final da frase.
Porém, se a citação ocupar mais de três linhas, deverá receber um recuo à esquerda de 4cm, as letras passaram a ter tamanho 10, em estilo normal e alinhamento justificado.
Já as citações indiretas são aquelas em que a linha de raciocínio no autor de um determinado trabalho acadêmico, livro ou artigo está de acordo ou desacordo com o autor do TCC. Nesse caso, deve-se citar o autor do trecho, o ano de depósito do estudo ao qual está sendo citado entre parênteses e em seguida o trecho ao qual está se fazendo referência.
Veja os exemplos a seguir:

Exemplo 1:

Ao fazer uma citação, exatamente igual ao trecho do autor de origem, em que mais de três linhas sejam ocupadas, é necessário fazer um recuo de 4cm à esquerda e colocar o nome do autor e ano em parênteses ao final do trecho. Toda a citação deve estar em letra em estilo normal, tamanho 10 e alinhamento justificado. (Normas ABNT, 2019)

Exemplo 2:

De acordo com as Normas ABNT (2019), quando a citação não é feita exatamente igual ao autor original, o texto deve seguir a formatação geral e indicando que o TCC está de acordo com em desacordo com a linha ido autor citado.


Dessa forma, como fazer a formatação de TCC fica menos difícil do que se pode imaginar. Os elementos textuais (introdução, desenvolvimento e conclusão) seguem o mesmo padrão, com o detalhe de que os títulos de cada assunto podem estar em estilo negrito e em tamanho maior que o restante do texto, não ultrapassando o tamanho 14.

Se você está se preparando para fazer o seu TCC ou apenas precisa formatá-lo, sugerimos que siga as dicas anteriores garanta um TCC de qualidade.

Tags - Formatar TCC, como fazer a formatação de um TCC nas normas ABNT, como formatar uma monografia, Normas ABNT, 



Comentários

  1. Olá Amigo, tudo bem ? Posso ajudar você!
    Este e-book completo irá te ensinar como fazer uma monografia nota 10 hoje mesmo! Sem enrolação!
    Clique no link e adquira já! : https://go.hotmart.com/M24547528P

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO FAZER UMA MONOGRAFIA PASSO A PASSO

Aprender a fazer TCC com estudo online e veja se é ideal para você

10 passos de como fazer um artigo científico