10 passos de como fazer um artigo científico

10 passos de como fazer um artigo científico

Agora que já sabemos como estruturar um artigo científico ficará mais fácil se organizar para produzi-lo. Veja, a seguir, um roteiro simples para te ajudar como fazer um artigo científico ou TCC com calma e garantir excelência em qualidade e relevância do mesmo.

Passo 1: Pesquisas.
Para desenvolver um artigo de qualidade e relevância, é preciso estudar bastante sobre o tema, independentemente da área de conhecimento a que ele está relacionado. Por isso, tenha disciplina, atenção e dedicação para pesquisar sobre o assunto, entender suas influências e impactos, pesquisar também sobre os principais pesquisadores e estudiosos no tema e entender como eles chegaram nas conclusões de seus trabalhos.
Por mais que pareço um trabalho demorado, é mais simples do que imagina e reduz o risco de produzir um trabalho pouco interessante ou cujo o tema já tenha sido demasiadamente explorado pela comunidade acadêmica.

Passo 2: A escolha do tema do artigo

Dentro de cada área de conhecimento, existe uma infinidade de assuntos e temas que precisam e podem ser abordados em um estudo, pesquisa e na elaboração de um artigo científico. Sugerimos que escolha um tema baseando-se nas suas experiências, aptidões e, principalmente, no objetivo para o qual o artigo será produzido. Por exemplo, se estiver buscando uma publicação em revista internacional é importante entender quais são os temas e publicações que determinado veículo se dedica.

Passo 3: Busque ajuda.

Quando estamos muito inseridos em um determinado assunto, tendemos a fixar a nossa atenção em um ou outro ponto específico, o que nos leva a cometer pequenos erros de análise ou observação. Por isso, conforme produz o seu trabalho, peça ajuda de algum outro profissional para que leia e dê sua opinião sobre o artigo. Assim, você não só aprender como fazer um artigo científico como também aprende a desenvolver um artigo cuja leitura atende ao público.


Passo 4: Formatação.
Além da estrutura padrão do artigo científico, sinônimo de um artigo científico de qualidade é a sua formatação. Um artigo bem redigido e um estudo detalhado com relevância para a comunidade acadêmica pode perder visibilidade, confiabilidade e qualidade se estiver em um modelo de formatação pouco atraente ou desorganizado.
Logo, quando fizer um artigo científico, atente-se além de como fazer um artigo científico, mas também a formatação com que o mesmo é apresentado e reproduzido.
Para reduzir a probabilidade de errar a formatação, adote em seus trabalhos a formatação prevista é sugerida nas Normas ABNT, pois seguem uma padronização internacional para trabalhos acadêmicos, conforme veremos mais adiante.

Passo 5: Procure por um periódico.
Publicar um artigo em um periódico ou revista acadêmica soma muitos pontos na carreira acadêmica de todo profissional. Por isso, não descarte a possibilidade de como fazer um artigo científico para publicação em grandes revistas da área. Produza de acordo com o padrão do periódico que busca publicar e busque orientação de pessoas e profissionais que possam te ajudar nesse trabalho. Entre em contato com a administração do periódico que desejar e verifique quais são os requisitos para publicação e como o procedimento de escolha ou processo seletivo acontece.

Passo 6: E por que não publicar internacionalmente?
Se uma publicação em periódico ou revista nacional já soma muitos pontos para o profissional, se essa publicação acontecer em um veículo internacional o prestígio e visibilidade são ainda maiores.
Por isso, como profissional da área acadêmica, verifique quais são os veículos possíveis na sua área de conhecimento, verifique os requisitos e exigências de cada um deles e faça uma produção digna de entrar na concorrência.
Lembre-se que a metodologia de como fazer um artigo científico é válida para todos, o grande diferencial entre um artigo publicado e um artigo engavetado está na qualidade da produção e na relevância do estudo.

Passo 7: Toda leitura é válida.
É muito comum, durante a produção de trabalhos acadêmicos, os estudantes se limitarem e obrigarem a ler e assistir apenas conteúdos relacionados com o tema ou com o universo acadêmico. Porém, é muito importante adquirir e manter hábitos de lazer, inclusive as leituras por lazer. Além de ampliar o vocabulário e enriquecer o vocabulário do artigo científico, ainda exercita o processo criativo do nosso cérebro e nos ajuda a relacionar e correlacionar conteúdos e estudos diferentes. Esse processo ajuda ainda a emancipar o alcance do artigo científico, afinal um dos fatores capaz de influenciar no sucesso e na repercussão de um artigo científico é a relevância do estudo no universo acadêmico e, também, na sociedade em geral.
Contudo, não se desespere, isso não quer dizer que você precisa aumentar os seus compromissos de leitura e eventos por dia, mas é fundamental que não dispense os momentos de relaxamento e lazer.

Passo 8: Falando na repercussão do artigo...

Assim como fazer um artigo científico é preciso dedicação e atenção, é importante garantir com que esse esforço não se encerre após a apresentação ou publicação do trabalho. Para quem busca construir uma carreira acadêmica de sucesso, é muito importante acompanhar a repercussão do artigo científico após a sua apresentação e publicação na comunidade acadêmica.
Quanto mais vezes o seu artigo for citado, referenciado ou utilizado no universo acadêmico, mais pontos irá gerar para a sua carreira e maior visibilidade e confiabilidade o seu trabalho passa a receber.
Por isso, fique alerta quanto às pesquisas que acontecem na área de conhecimento e as pesquisas desenvolvidas em que o seu artigo pode agregar valor científico ao estudo e, consequentemente, ganhar maior visibilidade.

Passo 9: Idioma estrangeiro.
No universo acadêmico, independentemente da área de conhecimento de atuação, existem diversos estudos e pesquisas acontecendo paralelamente ao redor do mundo. Esses estudos podem não só agregar valor à sua carreira como podem ser uma oportunidade de carreira no exterior. Por isso, organize-se para estudar e dominar idiomas estrangeiros e principalmente procure sempre utilizar estudos e pesquisas estrangeiras como fonte de pesquisa dos estudos, pesquisas e artigos que estiver desenvolvendo.
Assim como a repercussão do seu artigo pode lhe promover maior visibilidade, a utilização de trabalhos de outros autores aumenta a visibilidade do seu interesse em se desenvolver na área e no tema.

Passo 10: Não pare de escrever.
Encare a produção e publicação de artigos científicos como uma linha de produção, ou seja, não pare de procurar e buscar formas de como fazer um artigo científico que demonstre a sua evolução profissional e te mantenha visível e assíduo nas publicações. O volume de trabalhos produzidos e publicados é um dos indicadores que influenciam bastante no sucesso da carreira acadêmica de muitos estudiosos.
Não quer dizer que você não deva tirar férias, calma! Lembre-se que os momentos de relaxamento e lazer são importantes para o desenvolvimento e aprimoramento do nosso processo criativo e, consequentemente, para o desenvolvimento e produção de artigos científicos de qualidade e relevância para o universo acadêmico.
Logo, é importante encontrar o equilíbrio para se manter assíduo nas publicações sem comprometer a sua saúde física e mental.

Comentários

  1. Olá Amigo, tudo bem ? Posso ajudar você!
    Este e-book completo irá te ensinar como fazer uma monografia nota 10 hoje mesmo! Sem enrolação!
    Clique no link e adquira já! : https://go.hotmart.com/M24547528P

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprender a fazer TCC com estudo online e veja se é ideal para você

COMO FAZER UMA MONOGRAFIA PASSO A PASSO